Plano de Ação Conjunta Brasil – Estados Unidos para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade



Memória da III Reunião para Implementação do Plano de Ação Conjunta Brasil – Estados Unidos para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade em Salvador. (Foto: Consulado dos EUA - Rio de Janeiro)
Ocorreu em Salvador (BA) nos dias 22 e 23 de outubro. O encontro contou com a participação do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, e pelo Subsecretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA, Thomas Shannon.
A reunião marcou mais uma etapa da cooperação bilateral, que envolve a sociedade civil e os setores público e privado. Conforme documento assinado em 13 de março de 2008 o Plano visa estabelecer parcerias de longo prazo no combate à desigualdade racial, a partir de cinco eixos temáticos: educação; trabalho e desenvolvimento econômico; saúde; direitos humanos e segurança pública; e comunidades remanescentes de quilombos.
Participei como representante do PRONASCI haja vista ter proposto a criação de uma disciplina específica para a formação dos servidores policiais. A proposta foi aprovada e convidamos a ACADEPOL/SC para, em conjunto, elaborar o conteúdo da matéria que já faz parte do curriculo de formação dos policiais civis daquela Unidade Federativa. A SENASP e a SEPPIR em evento realizado em Brasília com dirigentes de academias de formação policial optaram por criar um grupo de trabalho para continuar discutindo a questão.