O Caveirão e o apartheid: algo em comum?

A segurança pública brasileira, em especial a do Rio de Janeiro, noticia a compra de "mais oito novos caveirões". A notícia registra que este equipamento irá "melhorar o conforto dos policiais".
 
Imaginem que mordomia terão: "...com freios ABS, tração nas 4 rodas e ar-condicionado potente....".
 
Já podemos comemorar. Estamos prontos para os grandes eventos esportivos. Chegando aos padrões internacionais de segurança.
 
"Veículos policiais especiais usados para intervenções nos guetos, foram inicialmente utilizados na África do Sul, entre 1948 e 1994, pelo regime segregacionista do apartheid." Wikipedia

Enquanto os investimentos estruturais e sociais se arrastam para chegar nas comunidades pobres o Caveirão continuará passando por cima do que estiver pela frente. Quando forem criminosos enfrentando a polícia o dano será menor, o problema é quando as vítimas são apenas parecidas pela cor da pele. 
Empresa sul-africana deve entregar blindado baseado no Maverick (foto) Foto: Divulgação
 

   
A notícia
 
"O governo do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira a empresa sul-africana Paramount Logistics Corporation vencedora do pregão internacional realizado para a aquisição de oito novos blindados que reforçarão as operações de segurança no Estado, substituindo os atuais "caveirões". O resultado do certame - que teve início em janeiro e contou com a concorrência de cinco companhias estrangeiras - foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira. Os oito veículos táticos foram adquiridos por R$ 6,65 milhões". Site Terra, internet.