Iniciativa Inédita: Policiais Catarinenses terão aulas sobre relações interétnicas e sociais.
Florianópolis - A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSPDC), através da Academia da Polícia Civil (ACADEPOL), realizou na tarde desta quinta-feira (22) a aula inaugural da nova disciplina a ser adotada na matriz curricular nos próximos cursos de formação e capacitação dos policiais civis. Trata-se da matéria “Relações Interétnicas e Sociais no Modelo Policial”, que tem como objetivo aprofundar a discussão sobre a questão étnica e o comportamento do profissional de Segurança Pública.
A disciplina tem como ênfase a promoção da igualdade racial. A iniciativa é inédita no país. É a primeira vez que uma academia de polícia irá incorporar o tema racial em sua grade curricular. Segundo O Secretário da Segurança Pública André Luis Mendes da Silveira, a idéia é propor mecanismos para transversalizar a temática étnica nas demais disciplinas de ensino dos agentes de segurança pública. “Queremos abordar a questão étnica racial no meio policial e mostrar que o agente de segurança pública tem que atuar com a inteligência e técnica acima de qualquer preconceito”, disse o secretário.
As aulas serão ministradas por três agentes de polícia de Santa Catarina. Carlos Alberto Nascimento, Gabriel Paixão e Márcia Hendges que perceberam a necessidade de discutir a temática racial no meio policial e, com o apoio da SSPDC, Acadepol e Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI, apresentaram o projeto que foi aprovado e incluído na grade curricular. As novas turmas que iniciam o curso de formação profissional em novembro já terão a nova disciplina.
A solenidade, que aconteceu no auditório da Acadepol, contou com a presença do Secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Luis Mendes da Silveira; vereador Márcio de Souza, prefeito em exercício de Florianópolis; Delegado Geral da Polícia Civil, Ademir Serafim; Diretor da Acadepol, Delegado Rodrigo Schneider, Consultor do Pronasci, Jorge Luiz Quadros, e o Sub-Secretário de Política de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Também participaram da solenidade diretores da Polícia Civil e representantes do movimento negro de Santa Catarina e Florianópolis.