Secretário de Segurança: delegado ou coronel?

Qual será o perfil de um Secretário de Segurança Pública? Por qual motivo um delegado de polícia ou um coronel da polícia militar não pode ser Secretário de Segurança Pública?

Já tivemos o período dos Promotores Secretários: nada mudou. Agora estamos no período dos Delegados Federais e de um general: tudo igual. Quando são políticos partidários, viram reféns ou da PM ou da PC e caem por qualquer coisa. Sociólogos, antropólogos, advogados, terapeutas familiares só sabem criar ações de governo que não ultrapassam seu período de comando. A maioria sem nenhuma atuação na área e com precários conhecimentos das políticas públicas de segurança. Descomprometidos com a própria segurança publica fazem transitórios experimentos e depois retornam a suas funções originárias acreditando que cumpriram com o papel com eficiência. E a polícia e os policiais permanecem "carregando o piano" e a fama.
O curioso é que os governadores e um grande número de políticos, juizes, promotores, empresários "não abrem" mão de um assessor policial (normalmente militar), sendo monitorados 24 horas por dia. Porém não concordam em entregar a secretaria de segurança para um especialista policial. Não concordam em dividir num mandato de quatro anos, dois para um delegado e dois para um coronel. Por quê será??????