RJ gratifica policiais e unidades que superaram metas

"O governo do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira os policiais e as unidades de polícia que serão gratificados por apresentar bons resultados no combate ao crime no Estado no último semestre. Esses serão os primeiros contemplados com o benefício desde que o governador Sérgio Cabral anunciou, em dezembro de 2010, a duplicação do valor a ser pago. De acordo com ele, a gratificação será paga ainda neste mês.

Cada policial contemplado irá receber valores que variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil. O aumento estava previsto para valer somente a partir dos resultados do primeiro semestre de 2011, mas, em função do bom resultado obtido, Cabral decidiu retroagir o efeito da iniciativa para quem alcançou as metas no último semestre do ano passado.

Em primeiro lugar, ficou a Área Integradas de Segurança Pública 19, no bairro de Copacabana, zona sul do Rio, formada pelo 19º BPM e pelas 12ª e 13ª DPs. Na segunda colocação, a AISP 29, que engloba o 29º BPM (Itaperuna) e seis delegacias do norte fluminense. Em terceiro, a AISP 6, região do 6º BPM (Tijuca), que envolve bairros da circunscrição das 18ª, 19ª e 20ª DPs. Outros nove batalhões de polícia e 19 delegacias também receberam prêmios pelos bons resultados alcançados.
Mais notícias de Polícia". Fonte Jornal O Dia.

Comentário

Será que conseguiríamos imaginar uma manchete assim: "RJ gratifica os juizes e servidores de Varas Judiciais"que superaram metas; ou quem sabe: "RJ gratifica deputados que superaram metas";....

Pode ser qualquer Unidade Federada. E não se pode dizer que o RJ ou os policiais estejam errados ao conceder e receber a gratificação. A questão salarial dos servidores policiais é tão constrangedora que os governos necessitam "dar-lhes" gratificações para que tenham condições de executarem suas atividades com mais vigor.

Continua sendo incompreensível que governos que pagam altos salários para diversos segmentos de sua estrutura não compreendam que um servidor policial tratado com indiferença e submetido a condições de vida indignas atuará de forma correspondente na execução de suas atividades.

É hipocrisia argumentar que o "bom policial" sempre será bom sob qualquer condição. São seres humanos cheios de necessidades que recebem a indiferença como troca pelo trabalho que executam.

A polícia é uma estrutura de estado necessária para a organização social em qualquer sociedade. No Brasil é usada como "bode espiatório" decorrente da falta de resultados das más políticas sociais que não atingem toda a população.

Assim como grande parte da sociedade, apesar dos muitos discursos, continuam sofrendo para sobreviver.

Parabéns ao governador carioca que, não dignificando o salário de todos os policiais, socorre alguns privilegiados. Obterá, certamente, resultados pontuais mas que não se manterão como política pública.

Graves problemas decorrerão dessa ação que excluí a maioria dos servidores.