Delegacias de Polícia

A TV Globo descobriu o que toda a população já sabia. As delegacias de polícia, principalmente nas regiões metropolitanas e cidades do interior, são ambientes que degradam a dignidade humana. Não o são por culpa dos policiais, mas pelo abandono a que estão relevadas.
Os gestores de segurança pública, municipais, estaduais e federal, pelo desconhecimento e falta de priorização no atendimento à população preferem investir naquilo que lhes dá alguma visibilidade ou retorno.
Há muito tempo os policiais apontam para os investimentos equivocados. Mas a cada quatro anos uma "nova leva" de especialistas muda o endereço das verbas e lança novos projetos sustentados no mesmo discurso: é necessário mudar a polícia. Não fazem o mínimo, não dão condições básicas de trabalho, mas se prestam para acusar aqueles que se obrigam ao improviso pela falta de programas e investimentos qualificados. Irritam-se quando os policiais os olham com "desprezo" por já antecipam aonde suas invenções irão chegar.
Noticiaram hoje (31/01) a redução de homicídios no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Rio uma redução modesta, e em São Paulo uma redução mais significante. Como desconhecem segurança pública não compreende como esses dados estatísticos são obtidos. Não existe no Brasil dados confiáveis sobre a violência e a criminalidade que permita ter claro se os índices elevados ou se sua redução é verdadeira ou programada.
Mesmo não sendo pessimista não há como imaginar melhoras na segurança pública enquanto houver tamanho desrespeito com servidores que se dedicam numa atividade exaustiva e de baixo reconhecimento. O controle social que se deseja não é o que garante a gestão da segurança pública para ser usada como "experimentos" e para atender interesses de ONGs e de uma "rede" de pseudo-especialistas.