A INVASÃO CULTURAL NORTE-AMERICANA



Será que o processo de cópia da cultura norte-americana deixará os brasileiros parecidos com os americanos?
 
Antes da eleição e reeleição de Obama tinha plena convicção de que nossos "endinheirados", que se inflamam relatando as constantes visitas a Nova York, Miami, Washington e Orlando, estavam errados.
 
Com as vitórias do primeiro negro a presidente daquele País já estou achando que esses viajantes devem continuar trocando seus reais por dólares (assim melhoram a economia americana), e quem sabe têm a chance de perceber as diferenças de oportunidades existente entres nossos Países.
 
Poderão descobrir que os negros americanos tiveram e têm oportunidades para ascender em igualdade de condições na iniciativa privada, no serviço público e na política.   
 
Quem sabe perceberão a diferença de tratamento existente em nosso grande Brasil? Oficialmente exemplo de igualdade racial para o mundo, onde os negros, maioria da população, são tratados como minoria.
 
Muitos comemoram a vitória do negro americano na Casa Branca. Mas não conseguem imaginar um negro no Planalto. Aliás, em nenhum Ministério ou Empresa Estatal.
 
A partir de hoje vou torcer para o aumento da invasão cultural norte-americana em nossa cultura. Que todos possam viajar aos Estados Unidos para aprender que poderemos, daqui alguns séculos, ter um Ministro Negro na Fazenda ou no Banco Central, e não só na Seppir. Na Presidência? Bem, pelo jeito, precisaremos de mais alguns séculos.  
 
Até lá ficaremos admirando a bela fotografia da democracia americana e morrendo de ciúme do racismo que lá impera.