Cultura Negra: enquanto o Judiciário critica o Legislativo discrimina ação governamental necessária.

"Decisão que suspendeu editais para cultura negra é 'racista',..."

O espetáculo continua... Num Pais racista não surpreende referida decisão judicial. Nada surpreende aqueles negros que vivem suas vidas percebendo olhares e condutas indiscretas por estarem em locais que, segundo os racistas, não deveriam ali se encontrar.

No serviço público, na ocupação de cargos políticos, nos cinemas, nos teatros, nos hotéis, em qualquer lugar reservado para "a elite branca nacional", os negros são olhados com reservas.

Algumas pessoas, ainda mais racistas, têm a ousadia de acusar àqueles que se rebelam contra essa realidade acusando-os de querer dividir o Brasil criando uma questão racial. Como se esta já não existisse.

Ter preconceito sobre a raça negra, indígenas, ciganos ou de outras etnias pode ser aceitável. Ninguém é obrigado a gostar de alguém. Discriminar, porém, é crime. Quando isso ocorre em razão da função pública que exerce é muito pior ainda.   

"... um acintoso e perigoso espectro da desigualdade racial" é conviver com servidores públicos, entronados, que acreditam dominar a razão e a verdade. Desrespeitando as leis nacionais, manifestando seu descontentamento frente as ações realizadas para o nivelamento de oportunidades num País que discrimina, historicamente, a maioria de sua população.

 
A notícia
 
"Reportagem do jornal "O Globo" desta quarta-feira (22) traz decisão do juiz José Carlos Madeira, da 5ª Vara Federal no Maranhão. A decisão expedida na última sexta-feira (17), diz que o Ministério da Cultura “não poderia excluir sumariamente as demais etnias” e que editais “destinados exclusivamente aos negros abrem um acintoso e perigoso espectro da desigualdade racial”.
 
“Nós estamos indignados, é uma decisão racista e nós já recorremos e vamos ganhar. Depois que tivemos o Supremo se posicionando a favor das cotas, dizer que um edital a favor dos negros é racista, isso não existe”, afirmou após participar do programa “Bom Dia, Ministro”, da rede estatal NBR.  A assessoria de imprensa da Advocacia Geral da União informou ao G1 que recorrerá ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) contra a suspensão dos editais do Ministério da Cultura."
 
 
“Inclusive nós fizemos editais indígenas e estamos implantando para as mulheres. Nós temos que ter ações afirmativas no país para compensar dificuldade que diversas comunidades têm quando não têm acesso a recursos”, completou Marta."

"Os editais suspensos foram: Apoio para Curta-Metragem - Curta Afirmativo. Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual; Edital Prêmio FUNARTE de Arte Negra; Edital de Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros; e Edital de Apoio a Pesquisadores Negros. O ministério está impedido de realizar os pagamentos aos grupos culturais até o julgamento final da ação sob pena de multa diária."

"Marta disse ainda que pretende ampliar os editais. “Eu estou muito entusiasmada com esse edital, nós vamos certamente repeti-lo. E ainda estou vendo como nós vamos ampliar, porque as vagas que nós tínhamos se tornaram muito pequenas, tinha uma demanda muito reprimida para criadores negros”, afirmou durante o programa."

"Segundo Marta, antes dos editais, havia apenas 18 projetos com a temática negra e que agora, há cerca de 2.900 projetos."

“Esse programa aconteceu porque observando a Lei Rouanet, onde temos condições de capacitar patrocínio para aquele empreendimento, aquele projeto cultural, você não acredita, projetos que tratavam da temática negra não conseguiam captação. A partir desta constatação é que nós falamos: está difícil, nós decidimos fazer por meio de edital porque, por meio de edital, eles não têm que buscar dinheiro”, disse a ministra durante o programa."