Curiosidade nas Alagoas

Segurança
Celio Gomes
Combate ao crime, hoje e quatro anos atrás – parte 2
Com o governador, o ministro Cardozo (Justiça) fala em Maceió

"Para entender o enredo, leia o que está no post anterior. Nele, está o que foi noticiado em março de 2007, exatos quatro anos atrás. Naquela época, nos primeiros meses do governo tucano em Alagoas, foi anunciada a criação do GGI, o Gabinete de Gestão Integrada. A iniciativa é apresentada como algo de muita importância no combate à criminalidade. Uma novidade para ajudar Alagoas a superar a onda de violência.

Muito bem. Agora vamos reler o que está no item 16 da “Carta de Alagoas”, divulgada no último sábado, fruto do “colóquio” que reuniu autoridades do Estado e o atual ministro da Justiça, Eduardo Cardozo: “O Governo do Estado de Alagoas realizará a efetiva instalação do Gabinete de Gestão Integrada e fornecimento de todos os dados criminais e penitenciários do Estado ao Ministério da Justiça”.

Resumindo, o Gabinete lançado em março de 2007 terá sua “efetiva instalação” agora, quatro anos depois! E olhe que se trata de instrumento considerado essencial para o êxito de ações de enfrentamento da violência. Imagine se não fosse importante.

O caso apenas reafirma como as coisas têm um ritmo todo peculiar nas esferas oficiais. Seja tucano, seja petista, dá no mesmo. Impressiona a compulsão para “lançamentos” e “anúncios”, que, logo adiante, vão sendo esquecidos pelo meio do caminho, numa terrível tradição. Que desta vez, seja diferente."

Governo, Segurança
Celio Gomes
Combate ao crime, hoje e quatro anos atrás – parte 1

Publicado em 14 de março de 2007 pela Agência Brasil:

As Polícias Federal, Rodoviária e o Ministério Público vão ajudar no combate ao crime organizado em Alagoas. Eles farão parte do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, criado hoje [14/03/2007) a pedido do governador do Estado, Teotonio Vilela. A criação do gabinete foi discutida pelo governador com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

De acordo com o Ministério da Justiça, o órgão será instalado amanhã (15), na sede do governo alagoano. A primeira reunião ocorrerá já na segunda-feira (19). O gabinete terá também membros da Secretaria de Segurança Pública, das Polícias Civil e Militar, do Sistema Penitenciário estadual, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

“Paralelamente ao gabinete, a Polícia Federal terá ação especial focada no estado”, adiantou o governador.

Volto ao assunto no próximo post, a parte 2."
Comentário: descrédito.