A imprensa brasileira deveria traduzir, com precisão, o que ocorreu no país vizinho. Antes de chamar de golpe deveria analizar se o processo legislativo foi legal ou ilegal, considerando as leis paraguaias.
A UNASUL e o Brasil, pelo visto, já devem ter compreendido que, como diz seu novo presidente, "O Paraguai é um país soberano, livre e independente."
Teria o efeito festivo e a empolgação da Rio+20 incitado a Unasul a se expor numa agenda intervencionista onde nem foi ouvida?
Afirmativas do presidente
"A situação não é fácil, reconheço que há incovenientes com a comunidade internacional. Ratifico e reafirmo que aqui não há golpe, não há crise institucional, tudo foi feito dem acordo e com respeito à Constituição e às leis, é uma situação legal que a situação que as leis permitem, para fazer mudança."
"Vamos fazer o maior dos esforços, daí a nomeação imediata do nosso chanceler, para fazer contato com os países vizinhos, demonstrando, mais que com palavras, com feitos, nossa clara vocação democrática em favor do respeito irrestrito ao estado de direito, da democracia em meu país."
"A Unasul vai tomar sua decisão. Sempre dissemos que primeiro temos que receber a notificação. Se assim o fizer, vamos ter nossos argumentos. O Paraguai é uma país soberano, livre, independente, sabemos da situação de crise e sabemos que os amigos da Unasul vão saber compreender a situação do Paraguai."
"Não creio que o Brasil tenha que aplicar nenhuma sanção comercial. Creio que os mais afetados iriam ser os empresários brasileiros."
"Há muitos investimentos de empresários brasileiros não só na região de Ciudad del Este e Alto Paraná, mas também na região do Chaco e mesmo em Assunção."
"Temos a esperança e o desejo que as relações entre Paraguai e Brasil sejam absolutamente harmônicas, como foram sempre. Itaipu é apenas uma amostra da presença de vários comerciantes brasileiros em meu país", Fragmentos de matéria do G1, 23/06.
Vamos aguardar os novos capítulos para ver quem vai participar da revolução paraguaia ou se tudo não passou apenas de fogo de palha.