Nossos massacres de todos os dias!

Segundo o Mapa da Violência, "foram registrados 49.932 mortes violentas no Brasil em 2010. O número caiu em relação a 2009, quando foram contabilizadas 51.434 mortes. Porém ainda é bem superior ao da primeira pesquisa, realizada em 1980 que registrou 13.910 casos. (Instituto Sangari). 
 
 
Reportagem da agência France Presse mostra que "o Brasil é o país com maior índice de homicídios dolosos do continente americano, à frente de Colômbia, México e Estados Unidos, revela o Observatório de Segurança da OEA em seu relatório sobre o crime no hemisfério, publicado em 06 de março de 2012, na capital mexicana.
O órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA) destaca que em toda a região ocorreram 154.836 homicídios em 2010, com média diária de 424 registros ou 17 a cada hora. Deste total, 75% foram cometidos com armas de fogo.
O Brasil lidera os casos de homicídio doloso, com 40.974 assassinatos em 2010 para uma população de 190 milhões de habitantes." (Tribuna da Internet)
 
Nota-se que o Instituto Sangari informa um número de mortes violentas em 2010 enquanto a OEA trabalha com outro. 
 
O Ministério da Justiça não tem um departamento de estatística para apurar os crimes ocorrido. Prefere pagar uma pequena fortuna para uma empresa privada apurar tais dados. Desta forma somente daqui dois anos saberemos os números de 2012.
 
Os massacres lá.
 
Nos Estados Unidos "O número de vítimas na Escola primária de Newtown superou o do ataque da escola Columbine, em 1999, no Colorado, quando dois adolescentes mataram 13 pessoas e depois se suicidaram.
O número de 28 mortos faz deste um dos piores massacres dos EUA.
A maior chacina em uma instituição de ensino norte-americana aconteceu em abril de 2007, na Universidade Virginia Tech, quando 32 pessoas foram mortas e várias ficaram feridas.
 
Os Estados Unidos já tiveram uma série de tiroteios em locais públicos este ano. Mais recentemente, um atirador abriu fogo em um shopping center do Oregon, matando duas pessoas, e depois se suicidou, na terça-feira.
 
O pior ataque ocorreu em julho passado, em uma sessão da meia-noite de um filme do Batman, no Colorado, onde 12 pessoas morreram."
 
Os massacres daqui.
 
"Um estudo divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República indica que 33.500 brasileiros de 12 a 18 anos vão ter suas vidas perdidas por homicídios entre 2006 e 2012.
 
 
Mantida essa escandalosa estatística de mortes, a média de cadáveres adolescentes no Brasil será de 4.876 por ano.

 
Esses dados fazem parte do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), pesquisa realizada em conjunto pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e organização não governamental Observatório de Favelas, divulgada nesta terça-feira." (Blog Frente Ampla, 2009).
 

 
"A operação policial no Complexo do Alemão aconteceu em 27 de junho de 2007, no Rio de Janeiro, e reuniu 1.350 policiais, entre civis, militares e soldados da Força Nacional..... Dezenove pessoas foram mortas e várias outras feridas. Treze dos corpos foram recolhidos pela própria polícia, e outros seis foram deixados à noite numa van em frente à delegacia local, na Penha......... Em outubro de 2007, relatório feito por peritos forenses designados pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, comprovou que houve execuções sumárias e arbitrárias no Complexo do Alemão; de acordo com o documento, a polícia gastou 70 balas para matar 19 pessoas, sendo que, pelo menos em dois casos, os laudos comprovam que houve execução." (Wikipedia inernet)
 
 
A midia nacional chora e faz chorar pelos crimes ocorridos nos Estados Unidos. Se tivesse a mesma dedicação e empenho em apurar os massacres diários que ocorrem em nosso País, onde as vítimas são, em sua maioria, de pele escura e pobres, certamente obrigariam os governantes a investir pesado na qualificação da polícia e na redução da pobreza, na qualificação das escolas para atrair os jovens, na dignificação das áreas esportivas e praças para que jovens possam ter um lugar de lazer, e tantas outras soluções que já deveriam estar sendo realizadas.

 
Enquanto tentam comover-nos com a morte de norteamericanos grande parte da população acha que nossos massacres são normais.....