27.269

É o número de candidatos a vereador no Rio Grande do Sul. O espetáculo da democracia permite que qualquer cidadão postule legitimamente este cargo.  Muitos estão prometendo  melhorar a vida de sua cidade, melhorar a saúde, a educação, a segurança, em fim, transformar, a partir do Poder Legislativo, as condições que nem os próprios candidatos a prefeito, no Executivo, conseguirão.

Nós, eleitores, precisamos ter claro que as câmaras de vereadores "competem exercer as funções: legislativa (elaboração de leis); fiscalizadora (fiscalizar a conduta político-administrativa dos agentes políticos); julgadora (julgar o Prefeito, o Vice-Prefeito e os Vereadores no processo de cassação de mandato); de assessoramento (indica sugestões legislativas e administrativas ao Prefeito); e de administração (relativa aos seus serviços internos)."

Tendo claro essas atribuições saberemos distinguir os candidatos que fazem promessas que não poderão cumprir de outros que conhecem o legislativo e sabem que, se eleitos, suas funções não se confundirão com as do executivo.

A única forma de tentar fazer uma boa escolha é ouvir bem o que está sendo proposto pelos milhares de candidatos  que a democracia nos oferece.